segunda-feira, 27 de julho de 2015

Ser

Como a gente se surpreende com as pessoas ao longo da vida; seja positiva ou negativamente. Somos diferentes, e isso às vezes machuca. Cada um passou por uma história única, e tem cicatrizes das vitórias e derrotas. Muitas vezes a gente se chateia, esperneia, quebra a cara, e insiste em querer que o outro se encaixe naquilo que a gente deseja. Do mesmo modo, a forma como tratamos os outros nem sempre é como eles esperam. É, sem dúvida, uma tarefa muito difícil se policiar e tentar dar o melhor de si sempre. Têm dias que a gente simplesmente acorda de mau humor, com a pá virada, e acaba descontando nossas frustrações em tudo e em todos. Às vezes é difícil enxergar a forma como agimos, e o quanto isso pode afastar os outros de nós. No meio do caminho, encontramos pessoas que sabem lidar com isso. No entanto, nem todos são capazes e, por isso, perdemos tanta gente no decorrer da estrada. É preciso paciência. 
Depois de tanto tempo tentando entender, prefiro acreditar que isso vem para o melhor. Que vem para refletirmos mais – sobre nós mesmos e sobre a forma como agimos com os outros – e sermos mais compreensivos. Que vem para aprendermos com os nossos erros e com os erros dos outros. Que vem para aceitarmos que ninguém é perfeito, e que nem sempre as coisas acontecem da forma que a gente gostaria que acontecessem. Que vem cessar as brigas e os julgamentos. Espero que, a cada dia, possamos aprender a entender melhor a dor do outro. E ajudar, e aceitar, e respeitar. Às vezes as pessoas só precisam de um desabafo, um ombro amigo. 
Em muitas ocasiões, nos desentendemos com determinadas pessoas que são muito importantes para nós. E a gente precisa passar por cima do orgulho e dar o braço a torcer. Ouvir mais, apoiar mais. Seria perfeito se pudéssemos esperar atitudes assim de todos; mas, se não fossem as tantas decepções, nós mesmos não teríamos aprendido. A paciência e a compreensão são virtudes raríssimas. Ser melhor, para si e para os outros, deve ser um exercício diário, buscando atingir um simples objetivo: paz. Paz de espírito, paz nas relações. É um trabalho árduo, mas faz uma diferença tamanha na nossa vida. Estar de bem consigo mesmo é a chave para estar de bem com os outros a nosso redor.
Por vezes, culpamos o mundo pelas nossas decepções. Nunca nos apontamos como os causadores de nossas próprias angústias e sofrimentos. E não tem jeito: cortamos da nossa vida tudo aquilo que pode ser a causa do problema, quando esta se encontra dentro de nós. Mudamos de escola, de cidade, de namorado, de grupo de amigos, e tudo parece continuar errado. Mas a verdade é uma só: se você não se cuidar, se você não estiver em paz com você, o ciclo sempre irá se repetir. Devemos sempre procurar evoluir nas coisas mais simples, para que possamos, enfim, atingir o equilíbrio.
Ser feliz não é tarefa difícil; na verdade, custa muito pouco. Basta olhar com um pouco mais de amor e calma para as coisas. Basta ser paciente e grato pelos detalhes mais simples... É preciso ser otimista! O caminho é longo, e a estrada por vezes é árdua. É necessário subir um degrau por vez para perceber quanta coisa boa a vida pode lhe oferecer. Sorrir cada sorriso, beijar cada beijo, abraçar cada abraço, chorar cada lágrima, cantar cada refrão, e viver cada fraçãozinha de segundo como se não houvesse amanhã, porque tudo isso faz parte da maior, melhor e mais bonita experiência: ser.

3 comentários:

  1. Meu Deus! que texto perfeito, Brefs :D
    Ser é o melhor que podemos fazer... e melhorar é o que podemos exercitar enquanto seres que somos. Obrigada, por essas belas palavras e reflexões! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sarinha! Esse texto deu um trabalhinho pra ser elaborado... Cada situação foi desencadeando um sentimento, e hoje eu finalmente consegui casar tudo! Obrigada pelo carinho, sempre! <3

      Excluir
    2. Que bom que conseguiu elaborá-lo <3

      Excluir