domingo, 18 de fevereiro de 2018

Gentileza

☾☼ x o n e a x o ☼☽

Às vezes é difícil lidar com as minhas próprias cobranças. Às vezes é difícil lidar com o autojulgamento. Às vezes é difícil controlar meus tantos medos e monstros. Às vezes é doloroso sair da luz para enxergar minhas sombras. Às vezes é difícil não seguir padrões sociais e culturalmente impostos que estão tão enraizados que já fazem parte de nós. É difícil repensar, reavaliar, desconstruir para, então, reconstruir.

Tem sido um caminho turbulento e sinuoso, com muitos altos e baixos. Por vezes lento. Tem sido uma estrada árdua, permeada por incertezas e inseguranças. Mas é um caminho necessário. Um caminho de autoconhecimento, autoconsciência, autoavaliação. Um caminho de reflexão em seu sentido mais literal: olhar para o espelho e enxergar nele o reflexo daquela que sou. Nua, despida, exposta, vulnerável, frágil. Sem máscaras e amarras. 

Essa sabedoria e essa consciência de si por vezes pesam. Às vezes estou tão consciente dos meus temores e falhas que simplesmente penso que não posso ultrapassá-los. Às vezes estou tão fortemente ligada a um discurso que vem de fora que esqueço de prestar atenção àquilo que vem de dentro. Às vezes estou tão cega por tantas luzes que penso que não posso ser escuridão. Mas posso. Todos temos nossos dias ruins, e não há mal nenhum em admitir isso.

É costumeiro que apenas compartilhemos aquilo que apraz; aquilo que é belo e esperado. Ninguém deseja ver a dor ou os pesos que temos de carregar diariamente. E é justamente por isso que sofremos tanto tentando buscar uma perfeição que é inatingível. Tentando viver uma vida que não é nossa. Tentando superar metas e objetivos que não nos dizem respeito. 

Não é difícil se querer bem; mas é um exercício diário de construção de amor e respeito próprio. É um exercício diário de se desligar das amarras que te fazem crer que você não é bom o suficiente. E são nesses momentos, em que me sinto a mais medíocre das criaturas, que consigo vislumbrar o quanto tenho crescido e o tamanho da gratidão que sinto.

É tudo aprendizado. Um dia após o outro. Conquistas e derrotas. Lições que nos são dadas ainda que não percebamos. Há sempre a oportunidade de observar a beleza que nos rodeia. Existe sempre um pequeno detalhe que pode trazer grande contentamento e anseia por ser notado. Há sempre a possibilidade de ser gentil consigo mesmo, com suas sombras e dores. Pois este é quem você é. Todos somos. Todos temos pensamentos ruins, dias cinzas, histórias sobre nós que nunca gostaríamos que ninguém soubesse. E está tudo bem. Tá tudo bem sentir medo, tudo bem sentir-se sozinho; mas não devemos nunca nos esquecer do quão grande somos e da força que temos. Ninguém além de nós é capaz de compreender a plenitude que é morar em nossa própria casa.

Ninguém lutou suas batalhas mais do que você. Ninguém, além de si mesmo, tem propriedade para ser o herói da sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário